Páginas

Subscrever Postagens Feed Posts Subscrever Comentários Feed Comentários

SOUFFLÉ AU FROMAGE

23.6.09



SOUFFLÉ AU FROMAGE
(SUFLÊ DE QUEIJO)

Ingredientes:
Creme Bechamel
150g de queijo Gruyère
6 ovos
4 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 litro de leite
Sal a gosto
Noz Moscada a gosto
Pimenta fresca a gosto
Ervas frescas a gosto
Queiro Parmesão a gosto

Cebola Piquet
Meia cebola
1 folha de louro
4 cravos

Modo de preparo:
Cebola Piquet: Coloque a folha de louro sobre a superfície da cebola, pelo lado de fora. Espete os cravos fixando o louro na cebola, como se fossem preguinhos. Em uma panela despeje o leite e coloque a cebola dentro. Deixe alguns minutos em fogo baixo para aromatizar o leite. Enquanto isso, comece a preparar o creme.
Creme Bechame: Em outra panela sobre fogo baixo, derreta a manteiga sem deixá-la escurecer. Adicione a farinha mexendo bastante com um batedor de arame (foue) para dissolver bem. Despeje aos poucos o leite aromatizado pela Cebola Piquet (não despeje a cebola, apenas o leite). Tempere com sal, pimenta, e noz moscada a gosto. Quando esta mistura estiver com uma consistência cremosa (aproximadamente 10 a 12 minutos de cozimento), retire do fogo e reserve.
Feito isso, separe as gemas dos ovos, e bata as claras em neve durante 3 ou 4 minutos. Dica: adicione uma pitada de SAL para ajudar a firmar mais rápido.
Em uma tigela grande, misture o Creme Bechamel com o Queijo Gruyère ralado e mexa bem. Acrescente 6 gemas e continue mexendo bastante.
Adicione as claras em neve. Agora mexa com delicadeza. A mistura não vai ficar uniforme, aliás misture, não bata. Tem de ser irregular mesmo, essa será sua consistência ideal.
O grande segredo para um bom Souflè é justamente manter os flocos da clara em neve na mistura.
Pré aqueça o forno a 180º. Unte as forminhas ou potes refratários, preencha com o Souflè, e jogue um pouco de parmesão por cima para gratinar. Coloque o Souflè no forno, aumente a temperatura para 200ºC e deixe lá por 10 a 12 minutos. Retire, decore com ervas frescas.

Obs.:Ao invés de colocar em forminhas individuais, pode também colocar em refratário. Acompanhe de um bom vinho merlot.

até

1 comentários:

Anônimo disse...

Fácil e rápido!
AS

1